top of page
Buscar
  • Foto do escritorBALLAST

Receita Federal prorroga a data para a declaração IRPF

Atualizado: 3 de ago. de 2022

A Receita Federal prorrogou a data para a declaração do IRPF para 31 de maio. É o terceiro ano que isso acontece, pois alguns órgãos e empresas ainda estão com atendimento limitado por causa das medidas preventivas contra a Covid-19.

A prorrogação do prazo afeta quem quer pagar o Imposto através do débito automático. A data limite que era 10 de Abril passou a ser 10 de Maio. Quem enviar depois dessa data, deverá fazer o pagamento pelo Darf. Isso vai garantir que o declarante se mantenha dentro da lei e evite autuações e fiscalizações.


  • Mas o que acontecerá com quem não precisará pagar imposto, e sim restituir?

Como dito previamente neste perfil, o imposto de renda é um acerto de contas. Esse dinheiro de imposto é aplicado para manter os custos do país.

Ao longo do ano a Receita Federal vai retirando partes dos pagamentos mensais e o IRPF serve justamente para verificar se essas retiradas correspondem ao que deveria ser. O objetivo principal da Declaração do Imposto de Renda é mostrar à Receita Federal que seus ganhos — deduzidas as despesas — foram inferiores ao valor mínimo exigido para pagamento do tributo. Sendo assim, eles recebem do órgão o devido montante que foi pago ao longo do ano.

Para quem pagou a mais, existe a tão querida Restituição do Imposto de Renda.

Se você se enquadra nessa categoria, segue o calendário para restituição:

• 1º lote - 31 de maio

• 2º lote - 30 de junho

• 3º lote - 29 de julho

• 4º lote - 31 de agosto

• 5º lote - 30 de setembro


Caso você queira verificar se está na fila de restituição, segue o link da receita:


Caso você não saiba qual é seu lote, a consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal. Basta entrar no menu “Meu Imposto de Renda” e em seguida clicar no botão “Consultar Restituição”. Você pode acessar também pelo aplicativo da receita em qualquer dispositivo eletrônico.


Se por algum motivo sua restituição não for depositada na sua conta informada na declaração, os valores ficarão disponíveis para resgate pelo Banco do Brasil por até um ano. Agende pelo Portal BB ou ligue para a Central de Relacionamento do banco.


Faça sua pesquisa e veja quando esse dinheiro voltará para você.

Caso queira entender ainda mais sobre imposto de renda, estudar a possibilidade de reduzir seu imposto devido ou até mesmo aumentar sua restituição, entre em contato via direct.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page